Palavra do Papa – 3 de julho

7 de julho de 2016 Doutrinas

Papa Francisco

Praça São Pedro – Vaticano
Domingo, 12 de junho de 2016

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
A passagem do Evangelho, extraída do décimo capítulo do Evangelho de Lucas (vv. 1-12.17-20), ajuda-nos a entender a necessidade de pedir a Deus, “o Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua messe” (v. 2). Os “trabalhadores” da qual Jesus fala são os missionários do Reino de Deus, que Ele mesmo chamou e enviou “dois a dois à frente dele para cada cidade e lugar que ele pretendia visitar (v. 1). A sua tarefa é proclamar uma mensagem de salvação destinada para todos. Os missionários sempre anunciam uma mensagem de salvação a todos; não só os missionários que estão longe, mas também nós, missionários cristãos que pronunciamos uma bela mensagem de salvação. E este é o dom que Jesus nos dá através do Espírito Santo. Este anúncio é para dizer: “O Reino de Deus está próximo”, porque Jesus aproximou Deus de nós; (v. 9) Deus tornou-se um de nós; em Jesus, Deus reina no meio de nós, seu amor misericordioso vence o pecado e miséria humana.
E esta é a Boa Nova que os “trabalhadores” devem transmitir a todos: uma mensagem de esperança e consolo, paz e caridade. Quando Jesus envia os seus discípulos à frente dele nas aldeias, recomendou-lhes: ‘Diga primeiro,’ Paz a esta casa! “. […] Curai os enfermos que nela houver “(vv. 5,9). Tudo isso significa que o Reino de Deus é construído dia a dia e oferece já nesta terra os seus frutos de conversão, purificação, amor e consolação entre os homens. É uma coisa bonita! Construir dia a dia esse Reino de Deus para ele ir crescendo. Não destruir, construir!
Com que espírito o discípulo de Jesus vai realizar esta missão? Antes de tudo, deve estar ciente da realidade difícil e por vezes hostil que o espera. Jesus não poupou palavras sobre isso! Jesus diz: “Eu vos envio como cordeiros no meio de lobos” (v. 3). Carísimos, a hostilidade está na base da perseguição contra os cristãos; porque Jesus sabe que a missão é dificultada pela obra do maligno. Para isso, o trabalhador do Evangelho vai se esforçar para ser livre de condicionamentos e influências humanas de todos os tipos, não levando bolsa, nem saco, nem sapatos (cf. v. 4), tal como recomendado por Jesus, confiando somente na potência da Cruz de Cristo. Isso significa abandonar qualquer motivo de razão ou orgulho pessoal, de carreirismo ou fome de poder, e tornar-se humildes instrumentos de salvação realizada pelo sacrifício de Jesus.
A missão do cristão no mundo é uma missão maravilhosa, é uma missão destinada a todos, é uma missão de serviço, sem exceção; ela requer muita generosidade e especialmente o olhar e o coração dirigidos ao alto, para invocar a ajuda do Senhor. Há muita necessidade de cristãos que testemunhem com alegria o Evangelho na vida cotidiana. Os discípulos, enviados por Jesus, “voltaram com alegria” (v. 17). Quando fazemos isso, o nosso coração se enche de alegria. E esta expressão me faz pensar sobre o quanto a Igreja rejubila, se alegra quando seus filhos recebem a Boa Nova com a dedicação de tantos homens e mulheres que diariamente anunciam o Evangelho: padres – aqueles bons pastores que todos nós conhecemos -, freiras, consagrados, , missionários … E eu me pergunto, como muitos de vocês jovens que agora estão presentes na praça, hoje, sentem o chamamento do Senhor a segui-lo? Não tenha medo! Seja corajoso e leve aos outros esta chama do zelo apostólico que foi deixado por esses discípulos exemplares.
Nós oramos ao Senhor, por intercessão da Virgem Maria que jamais falte à Igreja,  corações generosos, que eles trabalham para levar a todos o amor e a ternura do Pai Celeste.

Fonte: http://w2.vatican.va

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: