Palavra do Papa – 27 de novembro

29 de novembro de 2016 Doutrinas


ANGELUS
Praça São Pedro – Domingo, 27 de novembro, 2016
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje na Igreja começa um novo ano litúrgico, ou seja, um novo caminho de fé do povo de Deus. E como sempre, começamos com o Advento. A passagem do Evangelho (cf. Mt 24,37-44) introduz-nos a um dos temas mais marcantes do Advento: a visita do Senhor para a humanidade. A primeira visita – todos sabemos – ocorreu na encarnação, o nascimento de Jesus em Belém; a segunda tem lugar no presente: o Senhor que nos visita continuamente, todos os dias, andando com a gente e é uma presença de consolação. Finalmente, haverá a terceira, a última visita, que nós professamos cada vez que recitamos o Credo: “Mais uma vez virá em glória para julgar os vivos e os mortos.” O Senhor hoje nos fala dessa visita, o que acontecerá no fim dos tempos.
A Palavra de Deus traz o contraste entre a vinda repentina do Senhor e a vida cotidiana, e Jesus diz: “Como nos dias anteriores ao dilúvio, comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não sabia de nada até que veio o dilúvio e varreu todos” (vv. 38-39): Jesus diz isso sempre parece-nos pensar sobre as horas que antecedem um grande desastres: todos são tranquilos, eles fazem as mesmas coisas sem perceber que sua vida está prestes a ser virada de cabeça para baixo. O Evangelho certamente não nos quer assustar, mas abrir o nosso horizonte para outra dimensão, a maior, que relativiza as coisas de cada dia, mas, ao mesmo tempo as torna preciosas, decisivas. O relacionamento com o Deus que vem para a visita, dá a cada gesto, cada coisa, em uma luz diferente, um valor simbólico.
A partir desta perspectiva, surge também um convite à sobriedade, a não nos deixarmos dominar pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais, mas sim a governá-las. Quando, ao contrário, nos deixamos condicionar e dominar por elas, não conseguimos perceber que há algo muito mais importante: o nosso encontro com o Senhor que vem para nós. É um convite à vigilância, porque não sabendo quando Ele virá, é preciso estar sempre prontos para partir”. 
Neste tempo de Advento, somos chamados a ampliar o horizonte dos nossos corações, para nos fazer nos maravilhar com a vida que se apresenta em cada dia com suas novidades. Para fazer isso é preciso aprender a não depender da nossa segurança, nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora em que nós não imaginamos. Vem para nos introduzir numa dimensão mais bela e maior.
Nossa Senhora, Virgem do Advento, ajuda-nos a não nos consideramos proprietários de nossas vidas, e não à resistir quando o Senhor vier para mudá-la, mas estar pronto para deixá-lo vir, um convidado esperado, apesar de mudar os nossos planos.
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs,
Eu gostaria de lhe assegurar as minhas orações para o povo da América Central, especialmente Costa Rica e Nicarágua, afetada por um furacão, e este último, também por um forte terremoto. E também orar por aqueles no norte da Itália que sofre de inundações.
Saúdo-vos a todos os peregrinos, que vieram da Itália e de diferentes países: famílias, grupos religiosos, associações. Em particular, saúdo os fiéis do Líbano, Egito, da Eslováquia, e o coro de Limburg (Alemanha). Saúdo com afeto a comunidade equatoriana, aqui presentes; as famílias do Movimento “Entre Nós”; os grupos de Altamura, Rieti, San Casciano Val di Pesa; UNITALSI de Capaccio e os alunos Bagheria.
Desejo a todos um bom domingo e um bom caminho do Advento ao encontro do Senhor. É um momento de esperança! Ao encontro do Senhor que vem ao nosso encontro. A verdadeira esperança, fundada na fidelidade de Deus e as nossas responsabilidades. E por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: