Palavra do Papa – 18 de junho

22 de junho de 2017 Doutrinas


ANGELUS
Praça São Pedro – Vaticano
Solenidade de Corpus Christi
Domingo, 18 de junho, 2017
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Na Itália e em muitos países celebra-se neste domingo a festa do Corpo e Sangue de Cristo – que é muitas vezes usado o nome latino: Corpus Domini ou Corpus Christi. Todos os domingos, a comunidade eclesial se reúne em torno da Eucaristia, sacramento instituído por Jesus na Última Ceia. No entanto, todos os anos temos a alegria de celebrar a festa dedicada a este mistério central da fé, ao expressar a plenitude de nossa adoração a Cristo que se dá como alimento e bebida de salvação.
Hoje o trecho evangélico, tomado de São João, é uma parte do discurso sobre o “pão da vida”. Jesus diz: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo “. Ele quer dizer que o Pai o enviou ao mundo como o pão da vida, e por isso ele vai sacrificar a si mesmo, a sua carne. Na verdade, Jesus, na cruz, deu o seu corpo e derramou seu sangue. O Filho do Home, crucificado é o verdadeiro cordeiro pascal, que está fora da escravidão do pecado e aponta o caminho para a terra prometida. A Eucaristia é o sacramento da sua carne, dada a experimentara o mundo; quem come este alimento permanece em Jesus e vive para Ele. Assimilar Jesus significa ser n’Ele, tornando-se filho no Filho.
Na Eucaristia, Jesus, como fez com os discípulos de Emaús, se junta a nós, peregrinos na história, para alimentar a nossa fé, esperança e caridade; para confortar nas provas; para apoiar-nos em nosso compromisso com a justiça e a paz. Esta presença solidária do Filho de Deus está em toda parte: nas cidades e no campo, no Norte e no Sul, em países tradicionalmente cristãos e nas de primeira evangelização. E na Eucaristia ele mesmo se dá como força espiritual para nos ajudar a colocar em prática o seu mandamento – amar uns aos outros como Ele nos amou – através da construção de comunidades acolhedoras e abertas às necessidades de todos, especialmente os mais vulneráveis, pobres e necessitados.
Nutrir-se de Jesus Eucaristia também significa abandonar-nos com confiança a Ele e deixar-nos guiar por Ele. Trata-se de acolher Jesus no lugar do próprio ‘eu’. Desta forma, o amor gratuito recebido de Cristo na Comunhão eucarística, com a ação do Espírito Santo, alimenta o nosso amor por Deus e pelos nossos irmãos e irmãs que encontramos no caminho de cada dia. Nutridos pelo Corpo de Cristo, nos tornamos mais e mais o corpo místico de Cristo. Como é lembrado pelo apóstolo Paulo: “O cálice que abençoamos, não é uma participação no sangue de Cristo? O pão que partimos, não é uma participação no corpo de Cristo? Porque há um só pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão “(1 Cor 10,16-17).

A Virgem Maria, que está sempre unida a Jesus, o Pão da Vida, nos ajude a redescobrir a beleza da Eucaristia, de banquetear-se na fé, para viver em comunhão com Deus e com os outros.

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: