Palavra do Papa – 10 de julho

18 de julho de 2016 Doutrinas

Canonization_2014-_The_Canonization_of_Saint_John_XXIII_and_Saint_John_Paul_II_(14036966125)

Praça São Pedro – Vaticano
Domingo, 10 de julho de 2016

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Hoje a liturgia nos propõe a parábola do “Bom Samaritano”, tirada do Evangelho de Lucas (10,25-37). Ele, por sua história simples e inspiradora, indica um modo de vida, cujo centro não somos nós mesmos, mas os outros, com suas dificuldades, e que encontramos no nosso caminho e nos interpelam. E quando os outros não nos interpelarem, algo não está a funcionar; algo  neste coração não é cristão. Jesus usa esta parábola no diálogo com um doutor da lei, sobre o duplo mandamento que lhe permite entrar na vida eterna: amar a Deus com todo o coração e ao próximo como a si mesmo (vv 25-28.). “Sim – o doutor da lei replica -, mas, diga-me, quem é o meu próximo?” (V. 29). Nós também podemos nos fazer esta pergunta: Quem é o meu próximo? Quem eu amo como a mim mesmo? Meus parentes? Meus amigos? Meus compatriotas? Aqueles da mesma religião? … Quem é o meu próximo?
E Jesus responde com uma parábola. Um homem, na estrada de Jerusalém a Jericó, foi assaltado por ladrões, espancado e abandonado. Por aquela estrada, passa primeiro um sacerdote e depois um levita, que, ao verem o homem ferido, não param e vão em frente (vv. 31-32). Em seguida, passa um samaritano, isto é, um habitante de Samaria, e como tal desprezado pelos judeus, porque não observam a verdadeira religião; e, no entanto, ele mesmo, quando viu que o pobre coitado, teve compaixão. Foi até ele e enfaixou suas feridas […], levou-o para uma estalagem e cuidou dele (vv 33-34.); e no dia seguinte colocou-o aos cuidados do dono da estalagem, pagou por ele e disse que quando voltasse, pagaria também tudo o que tivesse gasto a mais (cf. v. 35).
Neste ponto, Jesus volta-se para o doutor da lei e lhe pergunta: “Qual destes três -, o sacerdote, o levita, o samaritano – você acha que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes?”. E ele, é claro – porque era inteligente – diz, “Aquele que usou de misericórdia para com ele” (vv 36-37.). Desta forma Jesus anulou completamente a perspectiva inicial do doutor da lei – e também a nossa! – Eu não devo catalogar os outros para decidir quem é o meu próximo e quem não é. Depende de mim ser ou não ser o próximo – a decisão é minha – da pessoa que encontro e que precisa de ajuda, mesmo se estranha ou até mesmo hostil. E Jesus conclui: “Vá e faz você também o mesmo bem “(v 37).. Boa lição! E ele diz a cada um de nós: “Vá também fazer o bem “, ao lado do irmão e irmã que você vê em apuros. “Vá você também fazê-lo.'” Fazer boas obras, não apenas dizer palavras que vão para o vento. Vem-me em mente aquela canção: “. Palavras, palavras, palavras” Não. Por favor, faça. E pelas boas obras que fazemos com amor e alegria para os outros, a nossa fé germina e dá frutos. Perguntemo-nos – cada um de nós responde no seu coração – vamos nos perguntar: a nossa fé é frutífera? A nossa fé produz boas obras? Ou é bastante estéril e, portanto, mais morto do que vivo? Me faço próximo ou simplesmente passo próximo? Somos aqueles que selecionam as pessoas de acordo com seu próprio prazer? Estas perguntas é bom fazer-nos e fazer-nos muitas vezes, porque no final seremos julgados sobre as obras de misericórdia. O Senhor nos dirá: Mas você, você se lembra daquela vez na estrada de Jerusalém a Jericó? Aquele homem era eu quase morto. Você se lembra? Aquela criança com fome era eu. Você se lembra? O migrante que muitos querem expulsar era eu. Essa avó sozinha, abandonada em lares de idosos, era eu. Aquele doente sozinho no hospital, que ninguém vai ver, era eu.
Que a Virgem Maria nos ajude a caminhar na via do amor generoso para com os outros, o caminho do bom samaritano. Ajude-nos a viver o principal mandamento que Cristo nos deixou. E ‘este é o caminho para entrar na vida eterna.

Fonte: http://w2.vatican.va

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: