Palavra do Papa – 04 de dezembro

7 de dezembro de 2016 Doutrinas


ANGELUS
Praça São Pedro – Domingo, 4 de dezembro, 2016

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
No Evangelho deste segundo domingo do Advento ressoa o convite de João Batista: “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo” (Mt 3,2). Com estas mesmas palavras Jesus vai começar sua missão na Galiléia (cf. Mt 4:17); e este será também um anúncio que trarão os discípulos em sua primeira experiência missionária (cf. Mt 10,7). O evangelista Mateus apresenta João como aquele que prepara o caminho para a vinda de Cristo, e os discípulos como seguidores de pregação de Jesus. Trata-se do mesmo alegre anúncio: o reino de Deus, de fato, está à mão, está no meio de nós! Esta palavra é muito importante: “O reino de Deus está entre vós”, diz Jesus e João anuncia que Jesus vai dizer mais tarde: “.. O Reino de Deus já chegou e está no meio de vós” Esta é a mensagem central de toda a missão cristã. Quando um missionário vai, um cristão vai anunciar Jesus, não vai fazer proselitismo, como se fosse um torcedor que busca para o seu time mais torcedores. Não, vai simplesmente anunciar: o Reino de Deus está no meio de vocês! E assim o missionário prepara o caminho para Jesus que encontra o seu povo.
Mas o que é este reino de Deus, o reino dos céus? Eles são sinônimos. Nós pensamos agora para algo sobre a vida após a morte, a vida eterna. Claro, isso é verdade, o reino de Deus vai estender indefinidamente para além da vida terrena, mas a boa notícia de que Jesus nos traz – e que João antecipa – é que o reino de Deus, não devemos esperar por ele no futuro: ele se aproximou, e de alguma forma já está presente e podemos experimentar agora o poder espiritual. “! O reino de Deus está entre vós”, diz Jesus. Deus vem estabelecer o seu domínio na nossa história, no hoje de cada dia em nossas vidas; e onde é acolhido com fé e humildade brotam o amor, alegria e paz.
A condição para se tornar parte deste reino é fazer uma mudança em nossas vidas, ou seja, converter-nos todos os dias, um passo em frente todos os dias … é deixar os caminhos convenientes, mas enganosos, dos ídolos deste mundo, o sucesso a todo custo, o poder à custa dos mais fracos, a sede de riqueza, o prazer a qualquer preço. E em vez disso abrir o caminho para o Senhor que vem. Ele não tira a nossa liberdade, mas nos dá a verdadeira felicidade. Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que veio habitar no meio de nós, para nos libertar do egoísmo, do pecado e da corrupção, uma vez que estas atitudes que são do diabo: olhar para o sucesso a todo o custo; buscar o poder à custa dos mais fracos; ter a sede de riqueza e buscar o prazer a qualquer preço.
O Natal é um dia de grande alegria, também exterior, mas é principalmente um evento religioso em que a preparação espiritual é necessária. Neste tempo de Advento, deixemo-nos guiar pela exortação de João Batista: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas nos diz:” (v. 3). Nós preparamos o caminho do Senhor e endireitamos as suas veredas, quando examinamos a nossa consciência, quando vemos nossas atitudes, quando com sinceridade e confiança confessamos os nossos pecados no sacramento da Penitência.
Que a Virgem Maria nos ajude a preparar o encontro com este amor, que é o que traz Jesus, e na véspera de Natal tornou-se um pouco pequeno, como um grão de trigo que cai na terra. E Jesus é esta semente: a semente do Reino de Deus.
Depois do Angelus:
Queridos irmãos e irmãs, estendo a minha saudação a todos vós, romanos e peregrinos!
Saúdo em particular os fiéis que vieram de Córdoba, Jaén e Valência, Espanha; a partir de Split e Makarska, Croácia; as freguesias de Santa Maria e da Oração do Corpo e Sangue de Cristo em Roma.
Desejo a todos um bom domingo e um bom caminho do Advento, este pavimentar o caminho para o Senhor, convertido a cada dia. Vejo-os quinta-feira para a festa de Maria Imaculada. Estes dias rezamos juntos, pedindo a sua intercessão materna para a conversão dos corações e o dom da paz.
E por favor, não se esqueça de orar por mim.

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: