Palavra do Papa – 02 de Setembro de 2018

2 de setembro de 2018 Doutrinas

Palavra do Papa - 02 de Setembro de 2018

ÂNGELUS

Praça de São Pedro  –  Domingo, 2 de setembro de 2018

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

neste domingo, retomamos a leitura do Evangelho de Marcos. Na passagem de hoje, Jesus aborda uma questão importante para todos nós crentes: a autenticidade de nossa obediência à Palavra de Deus, contra qualquer contaminação mundana ou formalismo legalista. A história começa com a objeção de que os escribas e os fariseus se voltam para Jesus, acusando seus discípulos de não seguir os preceitos rituais de acordo com as tradições. Dessa forma, os interlocutores pretendiam afetar a confiabilidade e a autoridade de Jesus como Mestre, porque diziam: “Mas esse mestre deixa os discípulos não cumprirem as prescrições da tradição”. Mas Jesus responde em voz alta e responde dizendo: “Bem, profetizou Isaías sobre vós, hipócritas, como está escrito:” Este povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim. Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens ”. É isso que Jesus diz: palavras claras e fortes! Hipócrita é, por assim dizer, uma das palavras mais fortes que Jesus usa no evangelho e a decisão abordando os mestres de religião: os advogados, escribas … “hipócrita”, diz Jesus.

De fato, Jesus quer sacudir os escribas e os fariseus do erro em que eles caíram, e qual é esse erro? Isso de perturbar a vontade de Deus, negligenciando seus mandamentos de observar as tradições humanas. A reação de Jesus é severa porque está em jogo o grande: é a verdade da relação entre o homem e Deus, da autenticidade da vida religiosa. O hipócrita é um mentiroso, não é autêntico.

Ainda hoje o Senhor nos convida a fugir do perigo de dar mais importância à forma do que à substância. Ele nos chama a reconhecer, repetidas vezes, o que é o verdadeiro centro da experiência da fé, isto é, o amor de Deus e o amor ao próximo, purificando-o da hipocrisia do legalismo e do ritualismo.

A mensagem do evangelho de hoje é também reforçada pela voz do apóstolo Tiago que nos diz num relance como deve ser a verdadeira religião, e assim diz a verdadeira religião é “visitar os órfãos e as viúvas nas sofrimento e não ser contaminado por este mundo “.

“Visitar órfãos e viúvas” significa praticar a caridade para com os outros, começando pelos mais necessitados, os mais frágeis, os mais marginalizados. Eles são as pessoas de quem Deus toma cuidado especial e nos pede para fazer o mesmo.

“Não se deixe contaminar por este mundo” não significa isolar-se e fechar-se à realidade. Não. Aqui também não deve ser uma atitude externa, mas interior, de substância: significa estar vigilante porque a nossa maneira de pensar e agir não é poluída pela mentalidade mundana, isto é, pela vaidade, ganância, orgulho. Na realidade, um homem ou uma mulher que vive em vaidade, avareza, orgulho e ao mesmo tempo acredita e se faz visto como religioso e até mesmo condena os outros, é um hipócrita.

Façamos um exame de consciência para ver como damos as boas-vindas à Palavra de Deus, no domingo ouvimos na missa. Se escutarmos isso de maneira distraída ou superficial, isso não nos ajudará muito. Em vez disso, devemos acolher a Palavra com mente e coração abertos, como um bom terreno, para que seja assimilado e produza frutos na vida concreta. Jesus diz que a Palavra de Deus é como trigo, é uma semente que deve crescer em obras concretas. Assim, a própria Palavra purifica nosso coração e nossas ações e nosso relacionamento com Deus e com os outros é liberado da hipocrisia.

O exemplo e a intercessão da Virgem Maria ajudem-nos a honrar sempre o Senhor com o coração, testemunhando o nosso amor por ele em escolhas concretas para o bem dos nossos irmãos e irmãs.

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: