ANGELUS – 29 de Junho de 2019 – Solenidade Dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

29 de junho de 2019 Doutrinas


Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Os Santos Pedro e Paulo, que celebramos hoje, nos ícones, às vezes são representados segurando o prédio da igreja. Isto recorda as palavras do Evangelho de hoje, em que Jesus diz a Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ( Mt 16, 18). É a primeira vez que Jesus pronuncia a palavra “Igreja”, mas, em vez do substantivo, gostaria de convidá-lo a pensar no adjetivo, que é um ” meu ” possessivo : minha Igreja . Jesus não fala da Igreja como uma realidade externa, mas expressa o grande amor que tem por ela: minha Igreja . Ele está ligado à Igreja para nós. São Paulo escreve: “Cristo amou a Igreja e se entregou por ela” ( Eph5.25), isto é, explica o apóstolo, Jesus ama a Igreja como sua noiva . Para o Senhor não somos um grupo de crentes ou uma organização religiosa, somos sua noiva. Ele olha para a Igreja com ternura, ama com absoluta fidelidade, apesar dos nossos erros e traições. Como aquele dia para Pedro, hoje ele diz a todos nós: ” minha Igreja , tu és a minha Igreja”.

E nós também podemos repeti-lo: minha igreja . Nós não dizemos isso com um senso de pertencimento exclusivo, mas com um amor inclusivo. Não nos diferenciarmos dos outros, mas sim aprender a beleza de estar com os outros, porque Jesus nos quer unidos e abertos. A Igreja, na verdade, não é “minha” porque responde a mim mesmo, aos meus desejos, mas porque eu lhe dou meu afeto. É meu para cuidar disso, porque, como os Apóstolos no ícone, eu também o apóio . Como? Com amor fraterno . Com nosso amor fraterno podemos dizer: minha Igreja.

Em outro ícone, os santos Pedro e Paulo são retratados enquanto se abraçam em um abraço. Entre eles, eram muito diferentes: um pescador e um fariseu com experiências de vida, personagens, maneiras de fazer as coisas e sensibilidades muito diferentes. Opiniões conflitantes e debates francos não faltaram entre eles (ver Gl 2:11 e seguintes). Mas o que os unia era infinitamente maior: Jesus era o Senhor de ambos, juntos disseram ” meu Senhor ” àquele que diz ” minha Igreja“. Irmãos na fé, eles nos convidam a redescobrir a alegria de sermos irmãos e irmãs na Igreja. Nesta festa, que une dois apóstolos tão diferentes, seria bom que cada um de nós dissesse: “Obrigado, Senhor, por essa pessoa que não eu: é um presente para a minha Igreja”. Somos diferentes mas isso nos enriquece, é fraternidade. É bom apreciar as qualidades dos outros, reconhecer os dons dos outros sem malícia e sem inveja. Inveja! A inveja causa amargura por dentro, é vinagre no coração. Os invejosos têm um olhar amargo. Muitas vezes, quando se encontra uma pessoa invejosa, se quer perguntar: mas com quem ele tomou café da manhã hoje, com caffelatte ou vinagre? Porque a inveja é amarga. Torna a vida amarga. Como é bom saber que nos pertencemos uns aos outros, porque compartilhamos a mesma fé, o mesmo amor, a mesma esperança, o mesmo Senhor. Nós pertencemos um ao outro e isso é maravilhoso, dizer:nossa igreja ! Irmandade.

No final do Evangelho, Jesus diz a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas ” ( Jo 21, 17). Fale sobre nós e diga ” minhas ovelhas ” com a mesma ternura que minha Igreja costumava dizer . Com quanto amor, quanto amor Jesus nos ama! Ele ouve o dele. Aqui está o carinho que constrói a Igreja. Hoje, pela intercessão dos Apóstolos, pedimos a graça de amar a nossa Igreja. Pedimos olhos que sabem ver nela irmãos e irmãs, um coração que sabe acolher os outros com o terno amor que Jesus tem por nós. E pedimos a força para orar por aqueles que não pensam como nós – isso pensa de outra forma, eu rezo por ele – para rezar e amar, que é o oposto de falar contra, talvez para trás. Nunca fale, ore e ame. Nossa Senhora, que trouxe harmonia entre os Apóstolos e orou com eles (cf. At 1,14), guarda-nos como irmãos e irmãs na Igreja.

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: