Palavra do Papa – Angelus – 21 de Outubro de 2018

21 de outubro de 2018 Doutrinas

Palavra do Papa - Angelus - 21 de Outubro de 2018

ANGELUS

Praça de São Pedro

Domingo, 21 de outubro de 2018

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho deste domingo descreve Jesus que, mais uma vez, com grande paciência, tenta corrigir seus discípulos convertendo-os da mentalidade do mundo àquela de Deus. A ocasião foi oferecida pelos irmãos Tiago e João, os dois primeiros apóstolos que Jesus encontrou e chamou para segui-lo. Já tinham caminhado muito com Jesus, e pertenciam ao grupo dos doze Apóstolos. Por isso, enquanto caminhavam para Jerusalém, onde os discípulos esperavam com ânsia que Jesus, por ocasião da Festa da Páscoa, pudesse finalmente instaurar o Reino de Deus, os dois irmãos tomaram coragem e dirigiram ao Mestre seus pedidos: “’Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!”

Jesus sabe que Tiago e João têm um grande entusiasmo por Ele e pela causa do Reino, mas também sabe que as suas expectativas e seu zelo estão poluídos pelo espírito do mundo. Por isso responde: “Vós não sabeis o que pedis”. E enquanto eles falavam de “tronos de glória” para sentar ao lado do Cristo Rei, Ele fala de um cálice a ser bebido, de um “batismo” a ser recebido, ou seja, da sua paixão e morte. Tiago e João, sempre pensando ao privilégio esperado, dizem de ímpeto: sim, “podemos”! Mas, aqui também, “não se dão conta do que dizem. Jesus preanuncia que eles irão beber o cálice e receberão o batismo, isto é, assim como os outros Apóstolos eles participarão da sua cruz, quando chegar sua hora. Mas, conclui Jesus – “não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado!”.  Ou seja: agora vocês me sigam e aprendam o caminho do amor “em prejuízo”, e quanto ao prêmio, será o Pai Celeste a dar.

O caminho do amor é sempre “perdido”, porque amar significa deixar de lado o egoísmo e servir os outros.

Jesus então percebe que os outros dez apóstolos estão zangados com Tiago e João, provando assim ter a mesma mentalidade mundana. E isso lhe oferece a inspiração para uma lição que se aplica aos cristãos de todos os tempos, mesmo para nós. Ele diz: “Você sabe que aqueles que são considerados os governantes das nações dominam sobre eles e seus líderes os oprimem. Mas não é assim entre vocês; mas quem quiser ser grande entre vós será teu servo, e quem quiser ser o primeiro entre vós será escravo de todos ”. É a regra do cristão. A mensagem do Mestre é clara: enquanto a grande Terra vai construir “tronos” para seu poder, Deus escolheu um trono desconfortável, a cruz da qual a reinar dando a sua vida: “O Filho do Homem – Jesus diz – não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos “.

O caminho do serviço é o antídoto mais eficaz contra a doença da busca pelos primeiros lugares; é remédio para os carreiristas, essa busca pelos primeiros lugares, que contamina tantos contextos humanos e não poupa nem mesmo os cristãos, o povo de Deus, nem mesmo a hierarquia eclesiástica. Por isso, como discípulos de Cristo, acolhemos este Evangelho como chamado à conversão, para testemunhar com coragem e generosidade a Igreja que se curva aos pés do último, para servi-los com amor e simplicidade. A Virgem Maria, que inteira e humildemente aderiu à vontade de Deus, nos ajude a seguir com alegria a Jesus no caminho do serviço, o caminho que leva ao céu.

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: