Palavra do Papa – 28 de janeiro de 2018

28 de janeiro de 2018 Doutrinas

Palavra do Papa - 28 de janeiro de 2018

ANGELUS

Praça de São Pedro
domingo, 28 de janeiro de 2018

 

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho deste domingo faz parte da narrativa mais ampla referida como o “dia de Cafarnaum”. No centro da história de hoje é o evento do exorcismo, através do qual Jesus é apresentado como um poderoso profeta em palavras e atos .

Ele entra na sinagoga de Cafarnaum no sábado e começa a ensinar; as pessoas estão maravilhadas com suas palavras , porque não são palavras comuns, elas não se parecem com o que costumam ouvir. Os escribas, de fato, ensinam, mas sem ter sua própria autoridade. E Jesus ensina com autoridade. Jesus, por outro lado, ensina como alguém que tem autoridade, revelando-se como o Mensageiro de Deus, e não como um homem simples, que deve basear seu ensino apenas em tradições anteriores. Jesus tem plena autoridade. Sua doutrina é nova e o Evangelho diz que as pessoas comentaram: “Um novo ensinamento, dado com autoridade”.

Ao mesmo tempo, Jesus também é poderoso em suas obras . Na sinagoga de Cafarnaum, há um homem possuído por um espírito imundo, que se manifesta com estas palavras: “O que você quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio nos arruinar? Eu sei quem você é: o santo de Deus! “. O diabo diz a verdade: Jesus veio  arruinar o diabo e vencê-lo. Este espírito impuro conhece o poder de Jesus e também proclama sua santidade. Jesus o repreendeu, dizendo-lhe: “Cala-te! Saia dele “. Estas poucas palavras de Jesus são suficientes para obter a vitória sobre Satanás, que sai daquele homem “rasgando-o e gritando alto”, diz o Evangelho.

Esse fato impressiona muito os presentes; todos são tomados pelo medo e eles se perguntam: “Mas, quem é esse?  Ele ordena até os espíritos imundos e eles o obedecem! “. O poder de Jesus confirma a autoridade de seu ensino. Ele não pronuncia apenas palavras, mas age. Assim, ele manifesta o plano de Deus com palavras e com o poder das obras. De fato, no Evangelho vemos que Jesus, em sua missão terrena, revela o amor de Deus através da pregação e com incontáveis atos de atenção e assistência aos doentes, aos necessitados, aos filhos e aos pecadores.

Jesus é nosso Mestre, poderoso em palavras e ações. Jesus nos comunica toda a luz que ilumina as ruas, às vezes escuras, da nossa existência; Ele também nos comunica a força necessária para superar dificuldades, provações, tentações. Pense em que grande graça é para nós ter conhecido esse Deus tão poderoso e tão bom! Um professor e um amigo, que nos mostra o caminho e cuida de nós, especialmente quando precisamos.

Que a Virgem Maria, mulher de escuta, nos ajude a nos acalmar e a estar dentro de nós, para ouvir, no barulho das mensagens do mundo, a palavra com mais autoridade  que existe: a do seu Filho Jesus, que anuncia o sentido de nossa existência e liberta-nos de toda a escravidão.

 

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: