Palavra do Papa – 17 de Junho de 2018

17 de junho de 2018 Doutrinas

Palavra do Papa - 17 de Junho de 2018

ÂNGELUS

Praça de São Pedro – Domingo, 17 de junho de 2018

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Na passagem do Evangelho de hoje, Jesus fala às multidões sobre o Reino de Deus e a dinâmica do seu crescimento, e fá-lo contando duas parábolas curtas.

Na primeira parábola, o Reino de Deus é comparado ao crescimento misterioso da semente, que é jogada no chão e depois brota, cresce e produz a espiga, independentemente do cuidado do agricultor, e que no final da maturação faz a colheita. E a mensagem que tiramos, é que por meio da pregação e a ação de Jesus, o Reino de Deus é anunciado, irrompe no campo do mundo e, como a semente, cresce e se desenvolve por si só, por força própria e segundo critérios humanamente não decifráveis.  O crescimento do Reino na história  não depende tanto da obra do homem, mas acima de tudo é expressão do poder e da bondade de Deus, da força do Espírito Santo que leva em frente a vida cristã no Povo de Deus.

Às vezes, a história, com seus eventos e seus protagonistas, parece ir na direção oposta ao plano do Pai celeste, que deseja justiça, fraternidade e paz para todos os seus filhos. Mas somos chamados a viver esses períodos como temporadas de provação, esperança e vigilância, aguardando a colheita. De fato, ontem como hoje, o Reino de Deus cresce no mundo de maneira misteriosa, de maneira surpreendente, revelando o poder oculto da pequena semente, sua vitalidade vitoriosa. Dentro das dobras de eventos pessoais e sociais que às vezes parecem marcar o naufrágio da esperança, devemos permanecer confiantes na ação humilde mas poderosa de Deus. É por isso que, em momentos de escuridão e dificuldade, não devemos nos abater, mas permanecer ancorados na fidelidade. de Deus, em sua presença que sempre salva. Lembre-se disso: Deus sempre salva. Ele é o salvador.

Na segunda parábola, Jesus compara o Reino de Deus a um grão de mostarda. É uma semente muito pequena, mas se desenvolve tanto que se torna a maior de todas as plantas do jardim: um crescimento surpreendente e imprevisível. Não é fácil entrarmos nesta lógica da imprevisibilidade de Deus e aceitá-la em nossas vidas. Mas hoje o Senhor nos exorta a uma atitude de fé que supere nossos planos, nossos cálculos, nossas previsões. Deus é sempre o deus das surpresas. O Senhor sempre nos surpreende. É um convite para nos abrirmos mais generosamente aos planos de Deus, tanto a nível pessoal como comunitário. Em nossas comunidades precisamos prestar atenção às pequenas e grandes oportunidades de bondade que o Senhor nos oferece, deixando-nos envolver em sua dinâmica de amor, de acolhida e de misericórdia para com todos.

A autenticidade da missão da Igreja não é dada pelo sucesso ou gratificação dos resultados, mas avançando com a coragem da confiança e a humildade do abandono em Deus. Ir em frente na confissão de Jesus e com a força do Espírito Santo. É a consciência de ser instrumentos pequenos e fracos, que nas mãos de Deus e com a sua graça podem realizar grandes obras, fazendo progredir o seu Reino que é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.

Que a Virgem Maria nos ajude a sermos simples, estarmos atentos, colaborarmos com a nossa fé e com o nosso trabalho no desenvolvimento do Reino de Deus nos corações

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: