Palavra do Papa – 11 de março de 2018

11 de março de 2018 Doutrinas

Palavra do Papa - 11 de março de 2018

ANGELUS

Praça de São Pedro

4º Domingo da Quaresma (Laetare), 11 de março de 2018

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Neste quarto domingo da Quaresma, é chamado domingo “laetare”, domingo da alegria, porque esta é a antífona da entrada da liturgia eucarística que nos convida a alegria: “Alegra-se, Jerusalém […]. – então, é um apelo à alegria – Exultem  e se alegrem, vocês que estavam tristes ». Assim, começa a Missa. Qual é o motivo dessa alegria? A razão é o grande amor de Deus pela humanidade, como o Evangelho de hoje nos diz: “Porque Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna”. Essas palavras, faladas por Jesus durante a conversa com Nicodemos, resumem um tema que está no centro da proclamação cristã: mesmo quando a situação parece desesperadora, Deus intervém, oferecendo a salvação e alegria ao homem. Deus, de fato, não se afasta, mas entra na história da humanidade, envolve-se em nossa vida, entra, para animá-la com sua graça e salvá-la.

Somos chamados a ouvir este anúncio, rejeitando a tentação de nos considerarmos seguros de nós mesmos, de querermos fazer sem Deus, reivindicando a liberdade absoluta dele e de sua Palavra. Quando achamos a coragem de nos reconhecer pelo que somos – é preciso coragem para isso! – percebemos que somos pessoas chamadas para lidar com nossa fragilidade e nossos limites. Então pode acontecer de sermos tomados por angústia, ansiedade pelo amanhã, medo de doenças e morte. Isso explica por que muitas pessoas, procurando uma saída, às vezes adotam atalhos perigosos, como o túnel da droga ou o das superstições ou rituais mágicos ruinosos. É bom conhecer os limites, as próprias fragilidades, devemos conhecê-los, mas não desesperar, mas oferecê-los ao Senhor; e Ele nos ajuda no caminho da cura, nos leva pela mão e nunca nos deixa sozinhos, nunca! Deus está conosco e por isso “me alegro”, nos “alegramos” hoje: “Alegra-te, Jerusalém”, ele diz, porque Deus está conosco.

E temos a verdadeira e grande esperança em Deus Pai, rico em piedade, que nos deu seu Filho para nos salvar, e esta é a nossa alegria. Nós também temos tantas tristezas, mas quando somos verdadeiros cristãos, há essa esperança que é uma pequena alegria que cresce e lhe dá segurança. Não devemos nos desanimar quando vemos nossas limitações, nossos pecados, nossas fraquezas: Deus está próximo, Jesus está na cruz para curar-nos. Este é o amor de Deus. Para olhar o Crucifixo e nos dizer dentro: “Deus me ama”. É verdade, existem esses limites, essas fraquezas, esses pecados, mas Ele é maior do que os limites, fraquezas e pecados. Não se esqueça disso: Deus é maior do que nossas fraquezas, nossas infidelidades, nossos pecados. E tomemos o Senhor pela mão, olhemos para o Crucifixo e sigamos em frente”.

Maria, Mãe da Misericórdia, coloque em nosso coração a certeza de que somos amados por Deus. Que esteja próxima de nós nos momentos em que nos sentimos sozinhos, quando somos tentados a nos render às dificuldades da vida. E nos comunique os sentimentos de seu Filho Jesus, para que o nosso caminho quaresmal torne-se experiência de perdão, de acolhida e de caridade

 

Sem comentário ainda

Você pode ser o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

Compartilhe: